Foi tão magnífica a apresentação dos Trepidant’s durante o 3º Baile da Saudade na noite do último sábado(21) em Aurora que, a bem da verdade e, notadamente por um dever de justiça, diria que apenas uma referência noticiosa não seria o bastante para dizer de toda a emoção e do contentamento provocado em todos os que tiveram o prazer de participar do evento organizado pela AFA.
Os irmãos pernambucanos do Recife estavam por assim dizer, numa noite das mais inspiradas e mesmo sem seu líder maior, Vicente Jr - agora em carreira solo, o grupo recifense realizou uma performance deveras impecável. Antecedido que foi pelo bom forrozeiro Diassis Martins que igualmente fez ótima apresentação.
É certo dizer, no entanto, que Os Trepidant’s pelos estrondosos sucessos que emplacou no passado de gerações inteiras, dispensaria qualquer comentário a mais, sobretudo de feitio saudosista ou algo mais que o valha. Porque são poucos os que não recordam das suas músicas, tanto em inglês quando no idioma pátrio. O que nos levaria inapelavelmente também aos Pholhas, Carbonos entre outros que investiram como êxito no mesmo gênero musical. Hits inesquecíveis do naipe de 'Remember me', San Francisco River, My flaming Love, Everytime, dentre outros. E apenas para não ser injusto, as mais recentes dos anos 80 como Vadiar, Lua dos namorados, Foi demais etc.
Contudo, por oportuno, refiro-me exclusivamente a forma pela qual a banda(noutros tempos chamaríamos de conjunto) se apresentou em Aurora. O que decerto, não precisaria de mais nada de acréscimo. Porém, quem esteve lá teve o raro prazer de conferir um show dos mais primorosos com direito a ouvir e dançar outras canções de grupos internacionais e brasileiros que marcaram época, além de Pholhas, Renata, The Fevers apenas para citarmos alguns dos anos 60, 70 e 80.
A apresentação dos Trepidant’s não nos alegrou apenas pela performance da noite, que diga-se de passagem – foi algo impecável e irretorquível. Mas, sobretudo e principalmente pela constatação inequívoca de que o bom-gosto musical ainda sobrevive, mesmo a duras penas, não somente nos que tiveram a felicidade de curtir a banda nos anos áureos da sua carreira, mas inclusive junto aos neófitos da atualidade(leia-se os jovens). Na festa de sábado, foi possível percebermos isso diante da emoção e do contentamento de todos os que estiveram no clube das samaritanas. Algo que nos anima a acreditar que a música boa do Brasil não haverá de morrer tão fácil diante da avalanche atual do forró descartável, pobre, antipoético, criminoso e imoral. Assim como de um outro pseudogênero, que talvez por absoluta falta de um nome – o chama de sertanejo universitário e por aí vai. Modismo que como tantos outros que já surgiram haverá de passar igualmente sem deixar nenhuma saudade.
A emoção contagiou a todos diante do repertório apresentado naquela verdadeira noite de gala. A boa aceitação verificada também junto a juventude presente, representa um bom sinal, além de uma prova de que não se pode gostar daquilo que não se conhece...
Como nos velhos tempos, como a partir de agora e daqui para frente, afinal de contas como é comum também na música – Nunca é demais sonhar. Manter acesas as chamas das esperanças, relembrar os momentos idos, matar saudade e acreditar na utopia de dias melhores, dado que a poética musicada também nos serve para isso. Por fim, diria que após termos ouvido, cantado e dançado pra valer com as músicas dos Trepidant’s, também saímos do Baile da Saudade um pouco mais felizes, contentes, animados e rejuvenescidos, inclusive espiritualmente...
Parabéns a todos da AFA pelos dois dias de maravilhosas comemorações festivas. Algo que muito valoriza ao passo que engrandece toda a sociedade aurorense. Pena que a vida passa célere como ventos a carregar nossos momentos para a eternidade. De modo que agora, tudo já passou a ser saudade...
Parafraseando a inesquecível canção dos Trepidant’s, direi apenas - Remember me! E que nos venha o quarto encontro dos filhos e amigos de Aurora em sua versão 2013.
........................................................
José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora-CE.
Da Redação do Blog de Aurora e do site Cariri de Fato
-----------------------------
COMENTÁRIOS DO PROF. LUIZ DOMIMGOS DE LUNA -
LEIA MAIS EM:
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.seculteaurora.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja Bem-vindo ao nosso Blog Literário