segunda-feira, 14 de março de 2011

Hoje é o dia da Poesia, Você sabia?

14 de março. Um dia comum como tantos outros. Aparentemente, um dia, digamos, um tanto quanto convencional com cara e feição da mesmice das suas morosas 24 horas... E, por outro lado, como o sentimos agora parece calcado na velha monotonia da nossa vagarosa lida cotidiana. Há quem pense, inclusive que cada dia tem um mecânica diferente, subjuntiva...
Contudo, diante da dinâmica metafísica e cronológica do mundo é forçoso ressaltar para todos os que me lêem neste instante efêmero, quer sejam os sensíveis e insensíveis. Que os dias são marcas que impregnamos do nosso olhar às vezes carregado de indiferença.
Por conseguinte, dirijo-me ao genérico dos conceitos, isto é, as pessoas que conseguem deixar ser tocados pela força avassaladora do lirismo e da poética contida nas letras, assim como na expressão mais forte de um poema bem construído. Os que enxergam os livros e as letras como um farol a apontar futuros. Sentimentos edificando com a argamassa dos valores subjetivos mais sublimes ante a tessitura do verso e da prosa nos seus superlativos mais concretos e tocantes na ânsia de um novo mundo.
Quero dizer, todavia com este modesto comentário, tão somente, que as aparências do dia de hoje nos enganam. Simplesmente por que hoje, haveremos de vivenciar um dia altissonante e diferente. Um dia de fato e decerto, incomum. Isso porque, hoje é naturalmente o DIA NACIONAL DA POESIA.
E como a poesia há muito vem parecendo ser a ‘prima feia e pobre’ da literatura, pelo menos para os incautos e os que não são dados a leitura e, tampouco a “digestão” do verso, diria que, malgrado todo este espectro de incompreensões, mesmo assim ainda é possível dizer que a poesia é a centelha estética da beleza que, a um só tempo, consegue dá uma feição sentimental e romântica a vida e a tudo o mais que existe no mundo. Torço, no entanto, para que não sejam muitos, os que neste dia singular possam torcer o nariz e dizer: “E eu com isso”?
A poesia é o instrumento fundamental dos deuses por meio do qual é absolutamente possível humanizar as relações fazendo com que as pessoas possam enxergar todo o belo presente (até mesmo) nas coisas mais simples. A poesia instiga a visão do coração no sentido de que possamos extirpar o pessimismo em favor da construção efetiva da esperança. A poesia é toda a elegância de uma vida nova sempre presente nos espírito elevado das pessoas. O modelo estético a iluminar nossos olhos diante de tudo aquilo que consideramos belo. A candeia a dissipar a escuridão que nos atordoa diante do fazer artístico.
A poesia é a maneira mais prática e producente para que possamos viver o lirismo e todo o romantismo presentes na face do mundo, assim como no coração e na alma das pessoas.
Hoje é o dia da poesia! Por Deus, não diga: E eu com isso?
Que nossas vidas sejam literalmente invadidas por um tsunami de poemas. Que o mundo seja para o todo e sempre banhando efetivamente por uma chuva gloriosa de odes, dísticos, cânticos, sextilhas, decassílabos, bem como de todas as espécies e gêneros de poemas em nome de toda a grandiosidade que possui a verdadeira poesia.
E que, finalmente, a poesia invada de vez as relações sociais e profissionais do mundo. Que a poesia ocupe de uma vez por todas, o lugar que merece na nossa lida do dia-a-dia. Que a poesia seja uma canção eterna que nos fale de conquistas, carinho, amor, paixão, tolerância, paz, mancietude e fraternidade entre os povos de todas as nações do planeta.
Que a poesia seja enfim, a língua universal na qual se expresse os sentimentos mais profundos e verdadeiros de todas as raças. Que a poemática derrube as fronteiras, assim como todas as barreiras que separam o gênero humano. O esperanto que almejamos. Harmonia que sonhamos. Os sonhos e as utopias dos românticos e dos poetas que não se cansam de pensar um novo amanhã possível.
Leiamos a partir de hoje, amanhã e sempre, um poema por menor que o seja. Porque no fundo, nenhuma poesia é pequena quando a sorvemos com prazer e entusiasmo. Enfim, quando a bebemos com as mãos, com os olhos, coração, alma e sentimento.
Viva a poesia, pelo seu dia. E que todos os dias sejam de agora em diante dia de poesia. ________
Por José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora-CE.
LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem-vindo ao nosso Blog Literário