domingo, 17 de fevereiro de 2013

Rio Salgado: Uma eterna promessa renovada para os sertanejos...

Por José Cícero
Confira a série de fotos do rio Salgado em Aurora em 17.02.13

O rio Salgado,  principal manancial da bacia hidrográfica do Cariri que, inclusive banha cerca de 42 km do território aurorense já começa a ficar diferente e mais robusto como nos velhos tempos de grandes invernadas com a chegada das primeiras águas dos seus riachos e afluentes. 
Ao receber suas primeiras águas( como nesta manhã de domingo) o Salgado também se enche de promessas e de farturas, visto que os seus pescadores ribeirinhos já começam a lançar suas redes e anzóis na busca de encontrar  seus preciosos peixes como se fossem o  alimento sagrado das suas próprias esperanças... O rio Salgado é, por assim dizer, um  milagre eterno prenhe de bonança e fé. Uma promessa sempre renovada dos céus para com os homens...
Quadro do Salgado(JC)
Cumpre assinalar que suas principais fontes de água e, que compõem a chamada bacia do Salgado, são os riachos da Jitirana, Pau Branco, Tipi, dos Cavalos, do Juiz, Olho d’Água, Jenipapeiro I e do Jenipapeiro de Cima(já na divisa com o município de Missão Velha). Outra fonte de água bastante considerável  é o Açúde da Cachoeira a cerca de 12 Km da sede com capacidade de acumulação de aproximadamente 34,5 milhões de metros cúbicos de água que, inclusive, é responsável pelo abastecimento da cidade..
As cheias do Salgado, sempre foram um grande acontecimento social. Um verdadeiro espetáculo, posto que  costumam atrair muita gente para a entrada da cidade(beira frsca) onde está localizada a grande ponte. 
Todos querem presenciar a chegada das primeiras enxurradas, ou seja, contemplar de perto, a força das suas águas descendo em disparada em busca do Jaguaribe e do Castanhão, rompendo barreiras e ribanceiras. 
É o Salgado, indo ao encontra da sua sina e do seu destino. Como um Prometeu dos sertões, cumprindo a escrita no seu antigo sonho de querer virar mar. 
De modo que, constitui  um autêntico lenitivo para os que quase pelo ano inteiro  só vêem aridez e seca pelas caatingas adentro, e assim desejam a partir de agora presenciar este momento mágico das 'cheias'. Um imenso espetáculo da vida que se renova, proporcionado pelas grandes águas a descer das cabeceiras do Araripe das bandas da Batateira, como se fosse sementes plantadas pelo Cariri inteiro.
Um verdadeiro colírio natural  para os olhos  de todos os sertanejos de Aurora e do região como um todo. Um puro milagre da multiplicação é agora o nosso Salgado - o rio mais doce do mundo...
.........................................
(*) Prof. José Cícero
Secretário de Cultura e Turismo
Aurora-CE.

Fotos: JC Blog da Secult
................................
LEIA MAIS EM:
WWW.afaurora.blogspot.com
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
WWW.cariridefato.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem-vindo ao nosso Blog Literário